Biblioteca - o que é?

“A biblioteca é um dos espaços, por excelência, para os melhores e mais profícuo convívios com os livros e os leitores de todas as gerações.”
( CALIXTO, António)

Ao longo dos tempos os livros eram tesouros que estavam fechados a cadeados.
Espécies raras que deviam ser conservados cuidadosamente que consideravam a biblioteca e o livro como tesouros que era preciso guardar a todo o custo de olhares de curiosos.
Felizmente o conceito de biblioteca tem mudado ao longo dos tempos.
Considera-se hoje uma biblioteca como sendo uma colecção organizada de livros e periódicos impressos e outros documentos, nomeadamente gráficos e audiovisuais, e ainda os serviços que possibilitam o acesso à informação.
Assim é posto de parte o conceito de biblioteca que a restringia a armazenar os livros, cuja sua principal função era de conservar os documentos.
Neste sentido o termo biblioteca tende a ser substituído por expressões como centro de recursos, ou centro multimédia, sendo sem dúvida mais adequada à realidade contemporâneas.

Actualmente

É um local de descoberta e divertimento, no qual podemos encontrar respostas para as nossas dúvidas, pesquisar para os nossos trabalhos, ou simplesmente passar os nossos tempos livres, num ambiente acolhedor e descontraído.

De maneira mais abrangente, biblioteca é todo espaço concreto, virtual destinado a uma colecção de informações de quaisquer tipos, sejam escritas em folhas de papel monografias, enciclopédias, dicionários, manuais ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD e bancos de dados.

biblioteca.jpg
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License