Bibliotecas Privadas

Bibliotecas privadas ou pessoais, são colecção de livros pertencentes a uma pessoa particular ou organização privada, são fundos de utilização exclusiva por parte do seu proprietário, como no caso das empresas e organizações, e familiares, que normalmente são passados de geração em geração.

A biblioteca pessoal de Eduardo Prado Coelho vai ser doada à Biblioteca Camilo Castelo Branco, em Famalicão.
A decisão foi tomada pelos familiares do escritor, crítico e ensaísta, que faleceu em Agosto passado. As justificações para esta atitude prendem-se com o facto de, em 1984, a Câmara de Famalicão ter atribuído ao professor e crítico literário Jacinto do Prado Coelho o 1.º Prémio Casa Camilo, que viria a ser recebido em Novembro desse ano, já a título póstumo, pelo filho Eduardo Prado Coelho.

livrosre7.jpg

O que vai ser doado a Famalicão não é a totalidade dos livros que Eduardo Prado Coelho foi reunindo durante a sua vida, outros ele foi oferecendo e pondo de lado, mas apenas aquilo a que se poderá chamar a sua biblioteca pessoal, ou seja, os livros que ele leu e que verdadeiramente lhe interessavam, alguns com anotações pessoais, diz Alexandra Prado Coelho, sua filha.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License