Bibliotecas Escolares
11426078bh8.jpg

Com a evolução das concepções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno no seu processo de ensino/aprendizagem.
O aluno deve procurar outros recursos para a sua aprendizagem, a biblioteca escolar é um recursos fundamental.
É na escola, é pelas bibliotecas escolares que os jovens podem e devem ganhar o gosto pelos livros e pela leitura, fazer desta parte o seu quotidiano, dos seus tempos livres, e do seu prazer.

O que é uma Biblioteca Escolar

A biblioteca escolar está integrada num estabelecimento não universitário e tem como finalidade informar e ensinar os seus utilizadores, na sua maioria jovens e crianças.
Esta biblioteca deve desenvolver hábitos de leitura que devem acompanhar o indivíduo durante toda a vida, motivando-o para utilizar os diferentes tipos de biblioteca.
A leitura fomenta a imaginação e abre novas perspectivas à criança.
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, ela desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação.

Nas bibliotecas escolares podem encontrar-se muitos livros e outras fontes de informação, desde obras de ficção a obras de referência, impressos ou electrónicos, presenciais ou remotas. Estes recursos complementam e enriquecem os manuais escolares e as metodologias de ensino.
Para que o desenvolvimento intelectual das crianças é necessário que exista um bibliotecário especializado na área da animação de bibliotecas ou simplesmente nos conteúdos programáticos dos alunos, eles atingem níveis elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.
Uma vez que os alunos não conseguem reproduzir de forma idêntica os conteúdos programáticos que lhes são ensinadas através dos manuais escolares, o professor bibliotecário juntamente com o funcionário da biblioteca têm o dever de ensinar os alunos a pesquisar, avaliar, manusear os livros para que assim consigam tirar algum partido dos conteúdos programáticos.
É caso para dizer que aprender é buscar, interrogar, criar, avaliar e dialogar com o mundo.
Tal como nas bibliotecas públicas as bibliotecas escolares devem servir todos os membros da comunidade escolar, independentemente da raça, idade, sexo, religião, nacionalidade, língua e estatuto profissional ou social.

Funções da biblioteca escolar

A biblioteca escolar funciona como um instrumento fundamental no processo educativo envolvido no ensino / aprendizagem do individuo as suas metas podem traduzir-se nas seguintes funções:
Informativa: fornecer informação fiável, acesso rápido, recuperação e transferência de informação; a biblioteca escolar deverá integrar as redes de informação regionais e nacionais.

migueltorga.jpg

Educativa: assegurar ao longo da vida, provendo meios e equipamentos e um ambiente favorável à aprendizagem: orientação presencial, selecção e uso de materiais formativos em competências de informação, sempre através da integração com o ensino na sala de aula; promoção da liberdade intelectual.
Cultural: melhorar a qualidade de vida mediante a apresentação e apoio a experiências de natureza estética, orientação na apreciação das artes, encorajamento à criatividade e desenvolvimento de relações humanas positivas.
Recreativa: suportar e melhorar uma vida rica e equilibrada, estimular uma ocupação útil dos tempos livres mediante o fornecimento de informação recreativa, materiais e programas de valor recreativo e orientação na utilização dos tempos livres.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License