Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional

Bibliotecas Nacionais são aquelas cuja responsabilidade é de adquirir, preservar, conservar toda as publicações bibliográficas produzidas num país, funciona como uma biblioteca de depósito.
São bibliotecas que são asseguradas pelo Estado com a finalidade de coleccionar e preservar a produção bibliográfica de um país.

livrosdf9.jpg

A Biblioteca Nacional de Lisboa é actualmente designada por Biblioteca Nacional de Portugal, é uma instituição de grande relevância na actividade documental portuguesa e tem como competências reunir, conservar e difundir o património documental português e, para tal, tem vindo, ao longo dos seus duzentos anos, a enriquecer as suas colecções tanto através do depósito legal como por aquisição de obras de grande valor bibliográfico e a preservando sempre todo o seu acervo para as gerações futuras.
Com o avanço tecnológico, viu-se na “obrigação” de divulgar os seus fundos por outros meios, nomeadamente através da divulgação de informação na Internet.
Actualmente é inegável que este desenvolvimento tecnológico permitiu à Biblioteca Nacional de Portugal, consolidar-se como uma das principais formas de difusão e preservação do património bibliográfico português.

A Biblioteca Nacional de Lisboa engloba três fundos, o Geral, os Reservados e os Especiais, que progressivamente têm vindo a ser aumentados, independentemente da sua tipologia, assunto ou cronologia, embora a maior incidência ir para a bibliografia portuguesa.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License